segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Redução de Carbono

É essencial reduzir emissões de carbono até 2015, diz presidente do IPCC:

Segundo Rajendra Pachauri, temperaturas podem subir mais que o previsto. Especialista falou na Conferência Internacional sobre a Educação Ambiental, na Índia.

O presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudança Climática (IPCC) da ONU, Rajendra Pachauri, advertiu nesta segunda-feira (26/11/2007) que é "absolutamente essencial" reduzir as emissões de dióxido de carbono até 2015, ou as temperaturas poderiam subir muito além do previsto.
O responsável do IPCC, instituição que recebeu o Prêmio Nobel da Paz em outubro, ressaltou que os diferentes países devem se adaptar à mudança climática e tomar "medidas vigorosas" para reduzir a emissão dos gases do efeito estufa.
Pachauri discursou na quarta Conferência Internacional sobre a Educação Ambiental realizada em Ahmedabad, no oeste da Índia, e lembrou que a mudança climática "levou a um aumento no nível do mar", que no século XX subiu 17 centímetros, número considerado "grande".
Segundo o presidente do IPCC, este aumento do nível do mar afetará as características do planeta e significará o fim de "muitas comunidades", especialmente em países como as Ilhas Maurício e Bangladesh, já ameaçados pela alta das águas.
O especialista alertou que o rápido degelo das geleiras no Himalaia tem implicações consideráveis no abastecimento de água no norte do subcontinente indiano.
"Como a maioria dos rios nasce nessas geleiras, há muitas probabilidades de que haja uma redução no fornecimento de água", assegurou Pachauri.
"Não podemos seguir por um caminho que ignora totalmente o impacto e as conseqüências de nossas ações no ecossistema da Terra", ressaltou. (Fonte G1)

Nenhum comentário: