segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Impacto sobre a saúde

Mudança climática terá grave impacto sobre a saúde, diz estudo:


A mudança climática terá grave impacto sobre a saúde, com a ocorrência de um crescente número de vítimas por ataques cardíacos e a multiplicação de casos de asma, envenenamento por alimentos, enfermidades infecciosas, obesidade, diabetes e distúrbios mentais.
A constatação é de um estudo realizado por 13 pesquisadores, que recebeu o título "Saúde do Planeta, dos Lugares e das Pessoas". De acordo com a pesquisa, os estudiosos estão conseguindo somente agora reconhecer as repercussões do aquecimento global sobre a saúde.
O estudo calcula que o aumento na freqüência das ondas de calor acarretará uma duplicação ou até mesmo em uma triplicação até 2050 dos casos de infarto e doenças respiratórias.
Aumentará também a quantidade de pessoas afetadas pela asma, as infecções transmitidas por mosquitos, os casos de envenenamento por alimentos e as infecções virais, como a gripe aviária e a Sars (síndrome respiratória aguda grave).
Impacto
"A rápida expansão do impacto humano sobre o ambiente natural está projetando uma grande sombra sobre a saúde das gerações futuras", escreveu o autor do estudo, o professor Tony McMichael, da Universidade Nacional de Canberra.
As investigações sobre a saúde e a medicina estão se desenvolvendo junto à mudança climática, pois, já não se podem fundamentar na mesma premissa de que o mundo natural é essencialmente constante, acrescentou o estudioso.
"Hoje as ações humanas estão obstaculizando o trabalho da natureza. Necessitamos compreender melhor como as mudanças induzidas pelo homem, sobre o clima e o ambiente global, têm efeito em nossa vida e na das próximas gerações", concluiu.


Leia mais
Crianças são mais afetadas pelo aquecimento global, diz pesquisa
Temperatura pode gerar extinção em massa de espécies, diz estudo
Livro apresenta 1001 maneiras de salvar o planeta
Livro explica as causas e efeitos do aquecimento global

Especial
Leia o que já foi publicado sobre mudanças climáticas

Nenhum comentário: