segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Crianças em risco

Crianças são mais afetadas pelo aquecimento global, diz pesquisa:


As crianças são especialmente vulneráveis aos efeitos adversos do aquecimento global sobre a saúde, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira (29/10/2007).
"As conseqüências diretas antecipadas da mudança climática sobre a saúde incluem danos e morte, produtos do clima extremo e dos desastres naturais, aumento das doenças infecciosas e das doenças vinculadas à poluição do ar e ao calor, potencialmente fatais", afirma o estudo, apresentado no congresso anual da Academia de Pediatria dos Estados Unidos.
"Em todas essas categorias, as crianças são as mais vulneráveis em relação a outros grupos", indicou.
Entre os perigos de saúde associados à mudança climática que afetariam as crianças está o aumento de doenças como a malária, asma e problemas respiratórios.
Os autores do estudo pediram aos pediatras, especialmente nos Estados Unidos, país em que ocorre a maior quantidade de emissões de gases de efeito estufa per capita, que promovam práticas que não danifiquem o ambiente.
O informe também advertiu sobre a escassez de comida devido ao aquecimento global e uma menor disponibilidade de água em regiões como a costa oeste dos Estados Unidos.


Leia mais
Kyoto não será totalmente cumprido, diz vice do IPCC
Países não resolveram problemas climáticos, diz relatório da ONU
Temperatura pode gerar extinção em massa de espécies, diz estudo
Livro apresenta 1001 maneiras de salvar o planeta
Entenda as alterações climáticas causadas pelo aquecimento global
Livro traz receitas que mantêm as crianças ativas e bem-humoradas


Especial
Leia o que já foi publicado sobre o aquecimento global

Nenhum comentário: